quarta-feira, 30 de março de 2011

terça-feira, 29 de março de 2011

Parceiras, Parceiros


A seguir postamos a fala de ontem, na íntegra, de nossa coordenadora Jacqueline Sanchotene, em nome do Movimento VIVA Gasômetro no espaço "Tribuna Popular" da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.


Tribuna Popular 28 de março de 2011



Prezadas Vereadoras, Prezados Vereadores,


Esta é a sétima vez que o Movimento VIVA Gasômetro ocupa o espaço possibilitado pela Tribuna Popular.

Nas mais diversas culturas o numero sete é um número importante. São sete as cores do espectro; 7 as notas musicais; 7 mares ; 7 maiores continentes; 7 dias da semana; 7 níveis de complexidade; 7 maravilhas do mundo. O sete representa a totalidade do universo criado.

Por isso resolvemos eleger as sete prioridades do Movimento VIVA Gasômetro. São elas:

1º) A efetiva criação do Parque do Gasômetro. A criação do Parque do Gasômetro está hoje abrigada no artigo 154 inciso XXI do PDDUA que reza que 18 (dezoito) meses, contados da data de vigência desta Lei Complementar, para a instituição do Corredor Parque do Gasômetro, mediante lei específica; emenda que apresentamos atraves do Vereador Engenheiro Comassetto. Neste ítem temos a preocupação com a última versão apresentada pelo arquiteto, Firmin Vazquez para o projeto Cais Mauá que prevê que o prédio projetado para imeditamente ao lado da Usina tenha uma cobertura verde que se estende até a Praça Brigadeiro Sampaio, se sobrepondo em parte ao traçado que sugerimos para o Parque do Gasômetro;

2º)Retomada da função habitacional do Centro Histórico. No artigo 13º inciso VIII do PDDUA esta abrigada a seguinte conquista de nosso movimento "incentivo da promoção da retomada da função habitacional do Centro Histórico, por parte do Município, ou por meio de oportunidades empresariais,visando ao atendimento da demanda de interesse social.” (NR). Podemos citar pelo menos dois exemplos de prédios que podem ser aproveitados para habitação popular sem causar adensamento no Centro Histórico, o prédio localizado na Av.Mauá com Caldas Júnior e o prédio localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto ao lado da Galeria do Rosário.Neste ítem temos um agradecimento a fazer ao Sr. Luís Carlos Almeida que nos alertou para necessidade de moradia popular no Centro Histórico. Esta emenda foi apresentada atraves do Forum de Entidades e em conjunto com a Associação de Moradores do Centro;

3º)Incentivo e Valorização do Comércio Tradicional de Porta de Rua no Centro Histórico- Este pleito esta hoje abrigado no artigo 13º inciso V do PDDUA programa de Incentivo e Valorização do Comércio Tradicional de Porta de Rua no Centro Histórico. Acreditamos que os predios citados acima tambem possam ser utilizados para comércio popular. Emenda apresentada atraves do Forum de Entidades em conjunto com a Associação de Moradores do Centro;

4º)Tombamento da Usina de Gás Carbonado, a verdadeira Usina do Gasômetro, data de 1898, localizada frente a esta casa. Entramos com o pedido de tombamento em 5 de março de 2010 no Conselho do Patrimônio Histórico. Hoje o pedido continua em analise, passando agora por aguçado do crivo de uma historiadora, na Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural - EPAHC, as sinalizações da obtenção do tombamento são postitivas;
5º)Projeto Cais Mauá, continuaremos lutando pela não construção de prédio no espaço imediatamente vizinho a Usina e por um menor adesamento;

6º)Bonde Histórico- Projeto da Secretaria Municipal de Planejamento. Temos grande apreço por este projeto acreditamos que em muito ele contribuirá para o resgate da questão histórica. Vale lembrar que boa parte do trajeto previsto passa pelo local do nascedouro de nossa cidade, denominado pelos técnicos da SPM como "umbigo da cidade";

7º) Socio Ambiental e DMLU- Por fim reconhecer no programa sócio-ambiental o mais importante projeto para o Centro Histórico e porque não dizer para nossa cidade. Não temos dúvida que a despoluição do Guaíba em muito contribuirá para a melhoria da saúde da população, principalmente a mais carente. Acreditanos tambem que quando for possível tomarmos banho no rio Guaíba até mesmo no Centro Histórico teremos a efetiva recuperação de nossa orla. Acreditamos ser de vital importancia a permanencia do DMLU Zonal Centro no atual local. O grande número de pessoas que se acolhe no centro tanto nos dias de semana,principalmente no "centrão" e nos finais de seman no "Gasômetro", faz com que a presença desse orgão se torne imprescíndível;

Não desistimos de nossas outras lutas, elas continuam. Para quem quiser conhece-las em sua totalidade temos um blog http://vivagasometro.blogspot.com. Lá terão uma visão bastante completa de nossas lutas. Além deste instrumento ocupamos o espaço da Tribuna Popular por mais seis vezes, respectivamente nas datas de 16/12/2010(Ver.Tessaro), 16/09/2010(Ver.Tessaro), 14/06/2010(Ver.Tessaro), 21/12/2009(Ver. Sebastião Mello), 22/06/2009(Ver. Sebastião Mello), 2/09/2007(Ver. Maria Celeste). Tambem nos arquivos desta casa da nossas lutas estão registradas.

Para finalizar citamos o Dalai Lama: "Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro..."


Abraços em todos,


Jacqueline Sanchotene
Coordenadora
Movimento VIVA Gasômetro

segunda-feira, 28 de março de 2011

Tribuna Popular de hoje 14h15min Câmara de Vereadores de Porto Alegre/Reprodução matéria site Camara PoA

Foto: Reprodução
O Gasômetro, na visão de Kovalski, artista que está expondo na Câmara
Foto: Elson Sempé Pedroso
Jacqueline esteve pela sétima vez na Tribuna Popular pelo Viva Gasômetro

Tribuna Popular

Viva Gasômetro lista sete prioridades para o Centro

A presidente do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, ocupou hoje (28/3) a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre e apresentou o que considera as sete prioridades do Movimento. As reivindicações são a criação do Parque do Gasômetro; retomada da função habitacional do Centro Histórico; incentivo e valorização do comércio de porta de rua do Centro; tombamento da Usina de Gás Carbonado, localizada em frente a Câmara; proibição de construção de prédio ao lado da Usina, conforme previsto no Projeto do Cais Mauá; implementação do Projeto Bonde Histórico; e manutenção da capatazia do DMLU em seu local atual, próximo ao Gasômetro.

Jacqueline observou que o número sete (das prioridades) não foi escolhido ao acaso. Lembrou que é a sétima vez que ocupa a tribuna da Câmara para falar das melhorias necessárias à revitalização do Centro Histórico. "Nas mais diversas culturas o sete representa um número importante: sete cores, sete notas musicais, sete maravilhas do mundo. O sete representa a totalidade do universo criado", disse a presidente do Viva Gasômetro.

A prioridade número um do Movimento, explicou Jacqueline, é a criação do Parque do Gasômetro, prevista no Plano Diretor revisado. Manifestou preocupação com o fato de o Projeto Cais Mauá prever a construção de um prédio vizinho à Usina "com uma cobertura verde que se estende até a Praça Brigadeiro Sampaio, se sobrepondo em parte ao traçado sugerido pelo Movimento para o Parque do Gasômetro".

Por sugestão da presidente da Casa, vereadora Sofia Cavedon (PT), o presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), Pedro Ruas (PSOL), colocou a comissão à disposição do Viva Gasômetro para intermediar, junto às secretarias envolvidas, as reivindicações do Movimento.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)


Pessoal,

Hoje a tarde as 14h ocuparemos mais uma vez o espaço possibilitado pela Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Mais uma vez estaremos falando sobre as lutas de nosso movimento, entre elas a efetiva criação do Parque do Gasômetro, pleito conquistado na Revisão do Plano Diretor de nossa cidade.

Fica o convite para que todos compareçam.

Boa luta!


sexta-feira, 25 de março de 2011

19 de março Super Lua e nossa Homenagem a Amiga Elen de Oliveira

Apresentação Banda Mercado Público. No fundo a direita, nosso DJ Leandro Machado

Mercado Público

Amigas da Elen, ao centro na primeira fila Ana Lombardi, que nos auxilou a organizar a ação

Parceiras e parceiros,

Hoje estamos postando as primeiras fotos do evento do úlitmo sábado. Nossa singela homenagem a Elen foi tocante principalmente pela participação da D. Glaci, mãe da Elen. Foi o momento mais emocionante da noite. Amigas e amigos da Elen de cidades distantes vieram prestigiar a homenagem.

Nosso evento iniciou com a apresentação da Foolpax, foi um sucesso, bem como a participação do DJ Leandro Machado.

A Banda Mercado Publico, que pela primeira vez se apresentou em nossa praça arrasou! O haggae feito e apresentado por eles fez o maior sucesso.

Quando iniciamos a apresentação do filme La Belle Verte o público escasseou.

Novamente tivemos problemas com a sobreposição de som devido a montagem errada-caixas virada para a nossa praça-feita pela produção do evento musical que acontecia paralelo ao nosso ao lado da Usina. Já recorremos a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para que esse problema não mais ocorra, aguardamos agora retorno ao ofício enviado.

Agradecemos a todos que participaram de nossa ação e tambem a nossos apoiadores, a Força Sindical, SindBancários, Procempa, DMLU, SMAM, SMOV.


quinta-feira, 17 de março de 2011

Sábado 19 de março! Atividade Física 9h e atividade cultural 17 na Praça Júlio Mesquita!


Próximo sábado dia 19 de março daremos início ao Grupo de Caminhadas do Movimento VIVA Gasômetro. Nosso grupo será orientado pelo Professor de Educação Física Carlos Moacir de Mello. Nosso encontro acontecerá as 9h da manhã na Praça Júlio Mesquita.

À tarde, 17h estaremos em mais uma atividade cultural na Praça Júlio Mesquita.

Compareçam!

terça-feira, 15 de março de 2011

EXTRA! EXTRA! EXTRA!

Neste sábado dia 19.03.2011 as 9 horas estaremos dando início as atividades de nosso grupo de caminhadas.

A caminhada será orientada pelo professor Carlos Moacir Mello.

Devemos ter neste dia orietações de como praticar atividades físicas, dicas sobre alimentação, hidratação, benefícios e cuidados durante caminhadas e corridas.

No final da tarde teremos nossa atividade cultural dos terceiros sábados. Em breve postaremos detalhes sobre a mesma.

Ambas atividades serão na Praça Júlio Mesquita, frente a Usina no Gasômetro, por muitas pessoas conhecida como a Praça do Aeromóvel.

segunda-feira, 14 de março de 2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

Notícias

Secretario Estadual Marcelo Danéris e Jacqueline Sanchotene

Hoje pela manhã estivemos reunidos com o Secretario Marcelo Danéris, responsável Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o famoso "Conselhão". Conversamos com ele a respeito da possibilidade da participação do VIVA Gasômetro no Conselhão. Fomos muito bem recebidos pelo Secretário Danéris que se mostrou receptivo a nosso pleito. Levamos a conhecimento do Secretário Danéris nossos principais pleitos e preocupações, entre eles a criação do Parque do Gasômetro e os índices construtivos previsto para o projeto Cais Mauá. Continuaremos em tratativas com esta secretaria.

Na semana que passou participamos da passeata em apoio ao movimeto Massa Crítica, foi muito impressionante ver a quantidade de participantes. A eles todo nosso apoio e carinho.

Hoje a tarde estamos finalizando os detalhes da ação cultural do próximo terceiro sábado do mês. Como já falamos será uma ação em homenagem a nossa parceira falecida no mês de janeiro Ellen de Oliveira.

Abraços a todos! F E L I C I D A D E S!