segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"DOMINGO NO PARQUE"

Praça Júlio Mesquita, domingo, 26 de setembro de 2010

Praça Júlio Mesquita, domingo, 26 de setembro de 2010

Praça Júlio Mesquita, domingo, 26 de setembro de 2010

Prezadas e Prezados Participantes e Simpatizantes do Movimento VIVA Gasômetro

Como participantes e simpatizantes do VIVA Gasômetro, vocês tem feito parte da luta diária que empreitamos em favor da melhoria da qualidade de vida para todos os que frequentam o Gasômetro.
Desde a semana que passou, segunda-feira, fomos surpreendidos por máquinas, equipamentos de construção pesada sobre a qual chamamos carinhosamente de "nossa praça" a Júlio Mesquita.
Estranhamos sinceramente, a SMAM-Secretaria Municipal do Meio Ambiente ter concedido esta licença.
Assim que observamos o desatino que esta acontecendo sobre a Júlio Mesquita avisamos as seguintes pessoas: Sr. Maurício assessor do Ver. Beto Moesch, Sr. Reginaldo Bidigaray, Chefe de Gabinete do Sr. Secretario da SMAM Prof. Carlos Garcia, CEEE assessora de Comunicação Sra. Margareth, Sr. José Mauro , Chefe de Gabinete do Sr. Prefeito Municipal Sua Excelência José Fortunati.
Até agora obtivemos o retorno do Sr. Maurício, Assessor do Ver. Beto Moesch. E é só. Os demais até agora não se manifestaram.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ação Cultural na Praça Júlio Mesquita no dia 18 de setembro

IMAGENS DA FESTA NA PRAÇA

Estas lindas fotos são cortesia da talentosa artista Yara Baungarten.


Nossa ação cultural dos terceiros na Praça Júlio Mesquita aconteceu mais uma vez no sábado dia 18 de setembro. Já é o quarto ano destes eventos.
Nesses anos de atividades na praça temos tidos parceiros que são fundamentais para a realização dos mesmos. Além do artistas, que trabalham sem remuneração, e dos filmes cedidos gratuitamente por seus produtores, temos parceiros importantes que bancam alguns custos que são inevitáveis para uma melhoria na qualidade de nosso evento. Entre esses parceiros estão o SindBancários e a Força Sindical. O Aeromóvel através de seu diretor Oskar Coester tem sido um parceiro incansável. Entre as ações que o Aeromóvel foi nosso parceiro esta a recuperação do muro histórico(com licença do COMPAHC) que esta sobre nossa praça, e que pertenceu a antiga Usina. São inúmeros os parceiros da inciativa privada que colaboraram de forma modesta, dentro de suas possibilidades. Tambem na area pública tivemos muitos, bons parceiros. Entre estes parceiros se destacam o Departamente Muncipal de Limpeza Urbana o DMLU -aqui um especial reconhecimento a Zonal Centro e ao seu Gerente Franco Marques-, a Guarda Municipal e a SMOV.
Na edição do evento que aconteceu no último sábado, a ação inciou com sucesso. A apresentação da banda The Dancing Demons -fotos acima- foi um luxo! Domício Grilo se desdobrando em dois, apresentando o evento e participando da banda em uma "auto" entrevista foi um espetáculo a parte.
Tudo ia muito bem até sermos procurados por um funcionário da SMOV que desligou a iluminação pública antes do horário solicitado. A iluminação pública da praça sempre é desligada na hora da exibição dos filmes, neste momento em todas as atividades temos apoio da Guarda Municipal. A apresentação da banda Massa Cinzenta aconteceu a luz de "vela e lanterna". Para a apresentação da terceira e última banda a Foolpax, conseguimos alguns canhões de luz. Já a exibição do filme Ahahy de Las Misiones, que mostra a saga Farroupilha, foi suspensa.
Pedimos desculpas aos participantes de nossos evento. Estamos tomando medidas com relação ao ocorrido.
Felicidades!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mais fotos da atividade de hoje na Câmara de Vereadores

Jornalista Greta Mello, Jacqueline Sanchotene, Vitória e Carlos Comassetto







fotos: Tonico Alvarez e Lívia Stumf

Ouça a entrevista para a Rádio Câmara:



E o discurso:

Movimento VIVA Gasômetro na capa do site da Câmara de Vereadores




Nosso Pronuncimaento de hoje na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Fala Tribuna Popular na Câmara de Vereadores
16 de setembro de 2010

Estão criados o Parque e o Largo do Gasômetro. Com a sanção da Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre por Sua Excelência Prefeito Municipal José Fortunati no último dia 22 de julho, o Parque e o Largo do Gasômetro foram criados. Queremos agradecer a Sua Excelência Prefeito Municipal Jose Fortunati e aos 36 vereadores e vereadoras desta casa que aprovaram as então emendas 187 e 188 por unânimidade. Um agradecimento especial ao Vereador Engenheiro Carlos Comassetto que apresentou as emendas em nome do Movimento VIVA Gasômetro.

Continuaremos lutando nesta casa, e em outros Foruns, pela efetiva criação do Parque e do Largo do Gasometro.

A criação do Largo Cultural e do Parque Gasômetro estão "abrigadas" na RPDDUA no artigo 154, respectivamente nos incisos XIII e XXI. Ambos serão regidos por lei complementar.

O Largo Cultural do Gasômetro terá 12 meses, contados da data de vigência desta Lei Complementar, para sua efetiva criação. Neste caso queremos fazer apelo as senhoras e aos senhores vereadores para que, além do aumento das calçadas previstos, sejam tambem enterrados os fios e os cabos de eletrecidade e telefonia que tanto enfeiam as duas quadras da extensão da Rua General Salustiano. Gostaríamos também de que no caso do Largo Cultural do Gasômetro, sejam recuperados seis fachadas de casas antigas, três em cada uma das quadras da via. Estaremos assim resgatando o aspecto histórico do local onde nasceu nossa cidade.

Quanto a criação do Parque do Gasômetro (inciso XXI) – teremos 18 meses, contados da data de vigência da lei complementar específica, para a instituição do Corredor Parque do Gasômetro. Neste caso queremos sugerir que a extenção mínima que tenha o Parque do Gasômetro seja do início da Praça Brigadeiro Sampaio, que fica na Avenida Mauá, até o final da Praça Júlio Mesquita, passando pela frente da Usina, indo até o início do local onde as pessoas fazem caminhas e exercícios.

Queremos aqui propror uma ousadia, sem prejuízo, é claro, da conquista já obtida. Por que não já nesta ocasião rebaixar a Av. Mauá desde o pórtico do Cais Mauá, imediatamente após o término do Trensurb? Sabemos que é uma grande ousadia nossa proposta, mas tambem sabemos que difícilmente teremos um momento tão nobre para efetivarmos grandes obras, quanto junção proporcionada pelos eventos da COPA de 2014 e a execução do projeto Cais Mauá.

Quanto ao projeto Cais Mauá, continuaremos lutando para que o prédio previsto imediatamente ao lado da Usina não seja construído. Além desse ítem nos preocupa o adensamento previsto para este projeto, pois o mesmo acarretará a circulação de mais cinco mil carros no Centro Histórico.

Temos sugestões para melhorar o transito no Centro Histórico e tambem nas demais áreas de nossa cidade. O Carsharing*, é um deles. O carsharing é a aquisição de carros por associações de bairros e condomínios que compram pequenas frotas e disponibilizam aos associados. As senhoras e os senhores vereadores já pensaram em um empreendimento imobiliário sendo lançado com este sistema? Nossa outra sugestão são o uso das bicicletas como meio de transporte. Sabemos que nesta casa temos vereadoras e vereadores comprometidos com esta causa, entre eles se destaca o Vereador Beto Moesch. Gostaríamos aqui de lembrar as experiências de bicicletas públicas, em Paris e tambem nas Américas, respectivamente na Cidade do México e Bogota na Colombia.

Continuaremos lutando tambem pelo tombamento da Usina de Gás Carbonado, a verdadeira Usina do Gasômetro, localizado na frente desta casa, como apontamos em nossa fala nesta tribuna no dia 14 de junho.

Vemos com grande simpatia a volta do projeto do Bonde Histórico, projeto da Secretaria de Planejamento do Muncípio.

Queremos mais uma vez agradecer a cedência deste importante espaço.

Um forte e fraterno abraço em todos,

Jacqueline Sanchotene

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Amanhã as 14h ocuparemos novamente o espeço Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Falaremos sobre a criação do Parque e do Largo do Gasômetro, Tombamento da Usina de Gás Carbonado. Apresentaremos novas preocupações/reivindicações do VIVA Gasômetro.
Estamos tambem preparando nossa ação cultural do próximo sábado dia 18 de setembro.
COMPAREÇAM!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

BARBATUCANDO EM PORTO ALEGRE!

Oficina de Música Corporal, com Fernando Barba, fundador do grupo Barbatuques, inaugura projeto de formação continuada no RS

Nos dias 14 e 15 de setembro, terça e quarta-feira próximas, o fundador e diretor artístico do grupo de percussão corporal Barbatuques (SP), Fernando Barba, estará em Porto Alegre especialmente para ministrar oficinas para músicos, educadores e todos os interessados em descobrir o corpo como instrumento musical. A iniciativa, idealizada pela educadora e musicista Elinka Matusiak, ambiciona inaugurar uma proposta de formação continuada no Estado do RS, amparada por grupos de estudos, experimentação e difusão da música essencialmente corporal.

A expressão musical por meio da exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano é o tema central deste trabalho, que vem sendo realizado regularmente, desde 1995, por um grupo de educadores e musicistas liderados por Fernando, mais conhecido como Barba – apelido que batizou o grupo musical e o núcleo pedagógico e de pesquisa mantidos na capital paulista. Atualmente considerado referência mundial em música corporal, o Grupo tem se apresentado e realizado oficinas e intercâmbios artísticos em diversos países da América, Europa, Ásia e África, além de cumprir intensa agenda por todo o Brasil – entre shows e projetos sociais, culturais, educativos e corporativos.

Oferecidas sob diferentes formatos, as Oficinas são planejadas para contemplar todos os públicos, sem restrições de faixa-etária ou conhecimentos prévios, provando que qualquer pessoa é capaz de descobrir-se instrumentista e instrumento ao mesmo tempo. A percepção do corpo, o desenvolvimento da coordenação motora e da percepção musical (rítmica, melódica e harmônica) e o estímulo da capacidade de criação espontânea, individual e coletiva, são apenas alguns dos objetivos, naturalmente atingidos por meio de exercícios diversos, jogos e dinâmicas de improvisação e composição. Os benefícios desta prática transcendem o universo musical: favorecem a concentração, a memória, a sociabilização, o bem-estar físico e mental e a auto-estima.

Nesta oportunidade, Barba estará atendendo duas turmas distintas: uma aberta a todos os interessados (iniciantes ou iniciados) e outra dedicada especialmente a educadores, artistas e estudantes (música, dança, teatro) – sendo esta última embrionária do núcleo de estudos a ser formado, aqui, no Estado, visando à prática/experimentação e pesquisa da música corporal, além da capacitação de profissionais multiplicadores. Ambas as oficinas terão 3 horas de duração e disponibilizarão, cada uma, 30 vagas. O valor do investimento individual será de R$140, por oficina. Poderão ser concedidos benefícios a famílias e grupos artísticos, bem como aos interessados em participar das duas turmas.

As inscrições devem ser feitas por e-mail (barbatucando@elinka.org) e, mediante pagamento, garantem também uma vaga para conferir a participação do grupo Barbatuques no “12º Caxias Em Cena”. O espetáculo “O Corpo do Som”, que será apresentado na quinta-feira, dia 16, no Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul, é mais uma oportunidade para quem deseja conhecer o trabalho do grupo paulistano.

FERNANDO BARBA

Multi-instrumentista, compositor, arte-educador e diretor musical, Barba é o fundador do Barbatuques e desde a adolescência foi motivado pela brincadeira de transformar o corpo em instrumento musical.Formado em Música Popular pela UNICAMP (1994) e especializado em rítmica, iniciou sua própria pesquisa em percussão corporal e a partir de 1995 começa a ministrar oficinas e a desenvolver a metodologia de ensino que culminou na criação do Grupo.
Com o Barbatuques, produziu e lançou dois discos, um DVD, realizou workshops e shows pelo Brasil, Europa, USA, América do Sul, África e Ásia. Trabalhou em palco e gravações ao lado de artistas como Bobby McFerrin, Keith Terry, Badi Assad e Camille, entre vários outros. Em 2003, fez a direção musical da peça infanto-juvenil “Marias do Brasil” com trilha sonora de Chico César e com ele produziu o disco da trilha, interpretada pelo Barbatuques e elenco.
Fernando tem-se dedicado à direção musical do grupo e do Núcleo Barbatuques, voltado à pesquisa pedagógica da percussão corporal e música orgânica. Atualmente é co-organizador do International Body Music Festival, cuja 3ª edição será realizada em São Paulo, em novembro de 2010.


BARBATUQUES

“Barbatuques” é a expressão que denomina o grupo musical e o núcleo artístico e pedagógico que há cerca de 15 anos pesquisa e desenvolve uma linguagem pioneira de “percussão corporal”: a expressão musical através dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano.
Referência internacional em percussão corporal, o Grupo apresenta um repertório vasto e peculiar que prima pela valorização da cultura popular brasileira e inclui composições próprias, adaptações, improvisações e interações com o público. Além das turnês, o Barbatuques tem realizado, no Brasil e no exterior, inúmeros trabalhos com outros grupos artísticos, fundações culturais, ONGs, escolas, universidades e empresas, bem como se dedica à produções musicais diversas, como trilhas sonoras para cinema e campanhas publicitárias.
O Grupo é formado, atualmente, por 15 músicos e percussionistas corporais, que também atuam como educadores musicais em oficinas e workshops, além de participarem do Núcleo Barbatuques desenvolvendo múltiplas atividades - figurino, preparação vocal, direção pedagógica, pesquisas, áudio, vídeo, website e produção artística.
Vencedor do Prêmio TIM de Música em 2006 (como melhor grupo de MPB) e já com dois CDs (“Corpo do Som” e “O Seguinte é Esse”) e um DVD (“Corpo do Som Ao Vivo) gravados, o Barbatuques se consolida pelo terceiro ano consecutivo como destaque no Festival Internacional de Música Corporal (www.internationalbodymusicfestival.com) , sendo o grupo anfitrião da edição de 2010, a ser realizada pela primeira vez fora dos EUA.



SERVIÇO

O quê?

Oficina BARBATUQUES, com Fernando Barba (SP)

Para quem?

Todos os interessados, iniciantes ou iniciados (30 vagas por turma)

Quando?

Dias 14 e 15/09 (terça e quarta-feira) das 19 às 22 horas

Onde?

Escola Técnica Estadual Parobé (Avenida Loureiro da Silva, 945, Centro), Porto Alegre

Quanto?

Inscrição individual, por turma: R$ 140,00

Passaporte Barbatucando: R$ 240,00 - inclui as duas oficinas mais um ingresso para o show

Descontos especiais também para famílias e grupos artísticos.

Informações e inscrições: 51 8404.7608 (Elinka Matusiak) | barbatucando@elinka.org

Vídeos e referências complementares: www.elinka.org

Divulgação: Silvia Abreu - Fone: (51) 9277.2191 - 12/09/2010