terça-feira, 29 de junho de 2010

sábado, 19 de junho de 2010

Pessoal!

Choooooooove em Porto Alegre. Previsão que continue todo o dia assim, incluindo a noite.Vamos suspender nossa ação de hoje. Nossa próxima ação acontecerá dia 17 de julho, faremos nossa festa de São João.A progamação musical prevista para hoje será mantida. O filme a ser exibido será em consonância com nossa Festa de São João.

Até o dia 17 de julho!

Abraços,


Jacqueline Sanchotene

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Em caso de chuva amanhã!

Nosso evento deste sábado na Júlio Mesquita será suspenso. Retornaremos dia 17 de julho com nossa "Festa de São João".

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Nossa fala, na íntegra, na última segunda-feira na Câmara de Vereadores



LUTAS DO MOVIMENTO VIVA GASÔMETRO



Prezadas Vereadoras. prezados vereadores, públicos presente e que nos assiste através da Tv Câmara.

É a quarta vez que ocupamos o espaço da Tribuna Popular. A primeira vez a presidência era exercida pela Vereadora Maria Celeste, as posteriores pelo Vereador Sebastião Melo. Queremos agradecer ao atual presidente, Nelcir Tessaro, aos ex-presidentes e a mesa diretora da casa pela cedência deste importante espaço.

Viemos a quase quatro anos empreendendo diversas lutas em favor da melhoria da qualidade de vida dos moradores de nossa cidade, especialmente dos moradores do Centro Histórico. Um dos fóruns de nossas lutas foi esta casa. Procuramos lutar sempre com respeito aos trinta e seis vereadores que a compõe. Acreditamos que
respeitar as senhoras e aos senhores vereadores é respeitar os milhares de eleitores que elegeram cada um, cada uma das senhoras e dos senhores.

O motivo que nos levou a solicitar mais uma vez o espaço da Tribuna Popular é buscar uma efetiva parceria da Câmara de Vereadores em nossas lutas. Queremos a parceria de cada uma das senhoras vereadoras e de cada um dos senhores vereadores. Pedimos uma especial apoio ao Vereador João Antonio Dib, lider do governo municipal nesta casa.

Se aproxima o momento em que sua Excelência o Prefeito José Fortunati irá sancionar a Revisão do PDDUA, votado no final do ano que passou nesta casa. É para nós de fundamental importância que o Sua Excelência Prefeito Municipal sancione as emendas de 187 e 188 que criam respectivamente o Parque e o Largo do Gasômetro, emendas apresentadas atraves do Vereador Carlos Comassetto, aprovadas por unânimidade nesta casa.

Queremos tambem contar com a sensibilidade de Sua Execelência Prefeito José Fortunati, e das senhoras e dos senhores vereadores, para que lutemos juntos por um adensamento menor do que esta previsto no projeto Cais Mauá. O adensamento previsto acarretará a circulação de no mínimo mais cinco mil carros dia no já conturbado trânsito do Centro Histórico. Esta é nossa principal preocupação quanto ao projeto Cais Mauá, mas tambem gostaríamos de ver nossa Usina preservada sem predio ao seu lado, preservando o traçado hoje existente do Guaíba.
Apartir de cinco de março, deste ano, empreendemos nova luta, desta vez junto ao COMPAHC e ao EPAHC. Solicitamos o tombamento da Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado cito a Rua Washington Luiz (frente a Câmara de Vereadores) antiga Rua Pantaleão Telles datada de 1874. Foi esta Usina que originou o nome "Gasômetro". Popularmente, o perímetro entre as ruas Pantaleão Telles e General Salustiano era chamado de "volta do Gasômetro”. A Usina da Pantaleão Telles fornecia gás para iluminação pública e abastecimento de fogões. O prédio atualmente é ocupado pela fábrica de cimento do DEP. Acreditamos que a recuperação do prédio da Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado será um fator importante na requalificação do Centro Histórico. Após recuperado o prédio poderá ser palco de diversas atividades entre elas: sediar o Memorial do Forum Social Mundial,ou ser o local de ensaios e apresentações dos importantes grupos teatrais que ensaiavam no Hospital Psiquiatrico São Pedro. O projeto que for escolhido poderá fazer parceria com a Escola Porto Alegre, escola que proporciona educação e formação para meninos e meninas de rua. Quanto as atividades hoje desenvolvidas pelo DEP, acreditamos que exista local mais adecuado para exercê-las.
Por fim gostaríamos da parceria da Câmara de Vereadores e convidar a todas vereadoras e vereadores para participarem das atividades culturais que desenvolvemos a três anos, sempre ao entardecer dos terceiros sábados do mês, na Praça Júlio Mesquita. Nossa próxima ação será dia 19 de junho. Apartir das 17h teremos Blues, Rock e Cinema na praça. O tema será ecologia. Estamos trabalhando para transformar nossa praça na Praça do Cinema em Porto Alegre.
Queremos aproveitar este espaço e sugerir que o espaço da Tribuna Popular da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul seja tão democrático quanto o espaço da Tribuna Popular da Cãmara de Vereadores.

Muito obrigada.

Abraço em todos.

Jacqueline Sanchotene
Movimento VIVA Gasômetro
http://vivagasometro.blogspot.com

terça-feira, 15 de junho de 2010

Sobre nossa fala na Câmara de Vereadores

Ontem foi um dia muito importante para nós do Movimento VIVA Gasômetro. Foi muito bom ver como cresceu o respeito das senhoras e dos senhores vereadores pelo trabalho desenvolvido.
Vereadora e Vereadores dos mais diversos partidos se manifestaram em apoio a nossa fala. Queremos agradecer especialmente a essa vereadora e a esses vereadores que são: Fernanda Melchiona/PSOL, Carlos Comassetto/PT, Idenir Cecchin/PMDB, Toni Proença/PPS, Reginaldo Pujol/DEM e Beto Moesch/PP.

As falas dos vereadores Beto Moesch e Toni Proença, nos deram certeza da efetivação de nossas lutas. O Vereador Beto Moesch, informou que juntamente com o Vereador João Dib aconselharão Sua Excelência Prefeito Municipal José Fortunati a sancionar as emendas que criam o Parque e o Largo do Gasômetro. Já o Vereador Toni Proença, indicou que após tombada a Usina de Gás Carbonado poderá ser usada para um conjunto de ações além das sugeridas por nós. Esta é uma solução mais completa que a apontada por nós.
Continuaremos lutando pela efetiva implantação do Parque e do Largo do Gasômetro e tambem do tombamento da Usina de Gás Carbonado e seu uso cultural.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

VIVA GASÔMETRO NA TRIBUNA POPULAR DA CÂMARA DE VEREADORES


É HOJE!

As 14h ocuparemos a Tribuna Popular na Câmara de Vereadores. Compareçam. Será importante mostrarmos aos vereadores nossa força.

Abraços,

Jacqueline Sanchotene

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Tribuna Popular e Ação Cultural do dia 19 de junho

Parceiros,

Na próxima segunda-feira dia 14 de junho as 14h, ocuparemos pela quarta vez durante dez minutos, o espaço da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Será uma maneira de relembrar a todos e reforçar nossas lutas pela criação do Parque e do Largo do Gasômetro e o pedido de tombamento da Usina de Gás Carbonado.
Os parceiros que puderem prestigiar o evento serão muito bem vindos.
Estamos tambem preparando nossa ação cultural do próximo dia 19 de junho na Praça Júlio Mesquita. O tema será ecologia.

Até Breve!

sábado, 5 de junho de 2010

5 de junho "Dia Mundial do Meio Ambiente"


Hoje é comemorado no mundo inteiro o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para nós do VIVA Gasômetro dia 5 de junho é tambem o dia de comemorarmos mais um ano de ação cultural na Praça Júlio Mesquita, iniciadas a exatos três anos.
Como não poderia deixar de ser foi uma ação de conscientização ecológica.
Ecologia tambem será o tema de nossa próxima ação cultural na Júlio Mesquita.
Para relembrar postamos fotos de nossa primeira atividade em nossa praça.