quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SÁBADO 15/08 e nova forma de operarmos nosso projeto cultural da Praça Júlio Mesquita.

Ao contrário do que prevíamos nossa ação desse dia foi pequena. Não conseguimos transmitir a noite de premiação do 37º Festival de Cinema de Gramado. Voltamos a exibir o documentário "Porto Alegre Meu Canto no Mundo" de Cícero Aragon desta vez em digital e na janela do número 294 da Rua General Salustiano.
Nesse local nasceu nosso movimento bem na frente da praça Júlio Mesquita. Várias pessoas passaram por lá, a Nilza Lessa e seus dois netos norte-americanos, a Ines, a Tânia Faillace, o Cléo, o Renato, o Luiz Muller que mais uma vez nos "salvou" a técnica do evento, o "Fumaça" e uma porção de gente mais que passava assitia um pouco e confraternizava com a gente.
Ao final da exibição a constatação de que todos aprendemos sobre a história de nossa cidade com o filme "Porto Alegre Meu Canto no Mundo".



Nossos eventos dos terceiros sábados de cinema continuarão acontecendo, mas apartir de agora acontecerão de dois em dois meses. O próximo evento será dia 19 de setembro, quando faremos uma homenagem aos "40 anos de Woodstock". Teremos música tocada no festival e filme
sobre o mesmo. Em outubro, segundo a nova regra, não teremos cinema, mas voltamos em novembro dia 21. Afora as ações de cinema buscaremos reforçar a parceria com o SESC RS que já proporcionou a apresentação da peça teatral EH BOI! E tentou nos proporcionar a apresentação das peças teatrais LIXARANGA no dia 08 de agosto e "O Amargo Santo da Purificação" da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz no dia 30 de maio. As duas últimas peças não puderam ser apresentadas pois chovia forte em Porto Alegre.
Além dessas ações deverão acontecer ações da Bienal B em nossa Praça. A Bienal B nasceu como uma mostra paralela a Bienal do Mercosul e hoje faz parte dessa Bienal.

Até breve!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sábado 15 de agosto
Mais um encontro na Praça Júlio Mesquita!


Apartir das 17h estaremos em nossa praça ouvindo música.
Apartir das 18h exibiremos os filmes "Breve História das Capitais Brasileiras - Porto Alegre" de Ana Luísa Azevedo e "Porto Alegre Meu Canto no Mundo" de Cícero Aragon. Estamos ainda tentando viabilizar, após a exibição dos filmes, a noite de premiação do 37° Festival de Cinema de Gramado.

Compareçam!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009


SÁBADO 08/08 11h na Praça Julio Mesquita!
Espetáculo LIXARANGA

Lixaranga, uma charanga feita de lixo
. Consiste em um espetáculo de rua itinerante. É uma bandinha cênica, formada por três “bandas-de-um-homem-só” que parecem alienígenas ou desertores do exér cito de Brancaleone. São loucos varridos fugitivos do hospício, ETs quixotescos trajando armaduras de lixo. E o lixo para estes palhaços se transforma em instrumentos musicais aos olhos e ouvidos do público.
O repertório é envolvente e alegre, composto por ritmos brasileiros e latinos variados como: samba, baião, frevo, bolero, e marchinhas carnavalescas, e é claro que não deixam nunca de fazer muita graça – um até vira um chafariz.
Este espetáculo esta sendo proporionado pelo SESC Cultura.
Agradecemos mais um vez ao SESC RS, especialmente a Diana Manente e a Adriana Lampert que foram sensiveis aos nossos apelos nos auxiliando assim a trazer ainda mais cultura para nossa praça.

sábado, 1 de agosto de 2009