terça-feira, 28 de abril de 2009

Importante apoio

Em nossa ação do dia 18 de abril, para a inauguração da "Calçada da Fama" tivemos o importante apoio da Padaria e Confeitaria Andradas, fornecendo deliciosos salgadinhos.
Obrigada a direção da empresa.


terça-feira, 21 de abril de 2009

O 18 de abril



A ação de nosso terceiro sábado do mês foi dividida em duas partes.
Na primeira, finalizamos o mosaico com o nome de nosso movimento em nossa "Calçada da Fama" e fizemos sua inauguração. A madrinha foi a Nilza Lessa. Nessa ação foi fundamental o apoio da Adriana Xaplin, da Mara Gazola e da Neusa Salermo.
Na segunda parte de nosso evento, exibimos o documentário Perambulantes, que mostra a etnia indígena Charrua no Rio Grande do Sul. Contamos com a presença de uma das diretoras do documentário, Giancarla Brunetto e também com a presença da Adriana Xaplin que igualmente colaborou na execução do documentario.
Foi um evento bonito e alegre. Fizemos nossa homenagem aos Índios.
Nossa calçada da fama será aperfeiçoada, mas já esta muito bonita.
No próximo mês de maio, além da ação de cinema do terceiro sábado do mês, dia 16, teremos duas ações em parceria com o SESC RS.
A primeira será no dia 9 de maio (sábado às 12h) com o Grupo de Teatro Kabana. A segunda ação de teatro na Julio Mesquita em parceira com o SESC RS será dia 30 de maio às 15h. Nesse dia será exibida a peça O Amargo Santo da Purificação.

Todos serão muito bem vindos!

Fotos: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

quinta-feira, 16 de abril de 2009

18 de Abril na Praça Júlio Mesquita





18 de Abril na Praça Júlio Mesquita.

Nossa ação do terceiro sábado do mês será de festa e homenagens.
Nessa ocasião estaremos prestando homenagem aos índios e tambem a Adriana Xaplin. A festa ficará por conta da "inauguração" da nossa calçada da fama.
18h - Inauguração da "calçada da fama".
Na rua General Salustiano(rua que costea a praça Julio Mesquita) sera inaugurado o nome do Movimento em mosaico. O trabalho foi feito por integrantes de nosso movimento e foi coordenado pela consagrada artista plástica Adriana Xaplin.
19h
- Roda de Chimarrão, coordenada pela D. Célia.
Esta manifestação tem origem indigena. A história do chimarrão será contada pela D. Célia enquanto saboreamos delicioso chimarrão.
20h - Será exibido o documentário "Perambulantes", em comemoração à Semana Indígena. O documentário mostrará a tribo Charrua, que por muito tempo foi considerada extinta e a cacica Acuab.
Compareça!

Apoiam nossa ação:
Aeromóvel, Start Vídeo, Procempa, Liga dos Direitos Humanos da FACED/UFRGS e Red Solutions.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Carta enviada ao secretário da SMAM


Prezado Secretário da SMAM, prof. Carlos Garcia.

Quarta-feira última, dia 8 de abril, recebemos telefonema de um dos representantes da SMAM, o Sr. André (sala 204). No telefonema o Sr. André informava a negativa aos pedidos feitos nos protocolos 001.012745.09.0 e nº 01.012746.09.6, que dizem respeito respectivamente a uma ação de plantação na praça, a colocação de busto do senhor Júlio Mesquita e banco escultórico. Ambas as ações não trariam desembolso à SMAM. Na justificativa da negativa o Sr. André informou que os técnicos haviam alegado que a "Praça Júlio Mesquita faz parte de um conjunto de praças que passará por reformas".

Caro Secretário, a cerca de três anos reivindicamos junto a SMAM, a reforma total de nossa praça e a desculpa é sempre essa: "a praça Júlio Mesquita faz parte de um conjunto praças que serão reformadas". Esse parecer ignora inclusive a conquista da reforma total da praça junto à SMAM obtida através do programa "Diálogos na Praça" de 11 de janeiro de 2007. Vale lembrar que o programa Diálogos na Praça tem força de lei. Também não vale aqui alegar a falta de recursos para a referida reforma, pois nós moradores nos oferecemos para captar recursos junto às empresas. Até hoje não obtivemos sequer o projeto da reforma da praça, para que possamos buscar esses recursos junto ao empresariado. Na tentativa de auxiliar a SMAM no trabalho de formatação do projeto, conseguimos apoio de conceituado paisagista que desenvolveu croqui com base na observação dos frequentadores da praça e também nas necessidades detectadas junto aos moradores do entorno. Esse croqui foi entregue já a dois anos na SMAM, juntamente com mil assinaturas dos moradores.

Sr. Secretário, fazemos aqui um apelo para que o parecer dos técnicos da SMAM, seja ignorado e que o senhor permita que a nossa praça fique em melhores condições permitindo que aconteça a ação de plantação, bem como a colocação do busto do jornalista Júlio Mesquita e do banco escultórico, melhorando assim um pouco as condições de nossa praça que ainda sofre com falta de equipamentos e identificação.

Enquanto isso, somos obrigados a conviver com uma praça sem identificação e sem calçadas, onde os moradores são obrigados a fazer malabarismos para desviar das raízes das árvores para que não aconteça algum desastre maior. Já presenciamos diversos frequentadores das praças caindo ao chão após tropeçarem nas raízes das árvores.

Resta-nos, senhor secretário, partirmos para a ilegalidade, fazermos as ações sem as licenças da SMAM, também temos o caminho da justiça e o caminho da imprensa, mas gostaríamos sinceramente de resolver esta situação no âmbito da SMAM.

Compreendemos o pouco tempo de sua gestão. Gostaríamos que o senhor visitasse nossa praça para comprovar “in loco” as denúncias agora aqui reforçadas. Sugerimos a data do próximo dia 18 de abril. Nessa data acontece o nosso "terceiro sábado do mês", a partir das 18h até as 22h, quando desenvolveremos diversas atividades culturais em nossa praça.
Aguardamos retorno.
Atenciosamente,

Jacqueline Sanchotene
p/Movimento VIVA Gasômetro

Fotos: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Março de 2009


Março
Neste mês fizemos duas ações.
A primeira foi no sábado dia 14 em um dos canteiros feitos pela SMAM fazem dois anos atrás.
Devidamente autorizados pela SMAM, fizemos a limpeza e um plantio no canteiro.
Nossa segunda ação no dia 21 de março, terceiro sábado do mês, foi o início do trabalho em mosaico com o nome do VIVA Gasômetro, que será afixado em frente ao nº 294. No local onde nasceu nosso Movimento.
No próximo mês, em nossa próxima ação do terceiro sábado, estaremos inaugurando nosso mosaico e fazendo uma homenagem à artista plástica Adriana Xaplin que está coordenando este trabalho. Nesse dia exibiremos um vídeo documentário sobre os indígenas Charruas. O vídeo conta com a participação da Adriana. Com isso estaremos comemorando em nossa praça o Dia do Índio que é no dia 19 de abril.

Fotos: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho