segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Sábado dia 18 de Outubro



Pelo quarto mês consecutivo, chuva em nosso terceiro sábado do mês!
Chegamos pela manhã a suspender a nossa ação pois a chuva insistia em cair. No início da tarde, com a parada da chuva, vieram alguns telefonemas, perguntando "vamos realizar a ação?'' Dentre esses telefonemas o do Henri, representante do nosso novo parceiro a "A Batucada Coletiva Turucuta".
Alguns telefonemas depois resolvemos realizar nossa ação. Como já havíamos destivado algumas parcerias nossa ação foi em número menor e com uma programação diferente da inicialmente prevista. Chegamos à praça, Mara, Hipolyto e eu para "montar" nosso cinema.
A Mara, nossa arquiteta, conseguiu produzir uma pequena sala de cinema . O Hipolyto acostumado a produzir eventos esportivos conseguiu uma solução para um dos problemas de nosso evento em dias de vento, o 'voo da tela'. Logo em seguida chegou a D. Celia acompanhada de alguns familiares, o César Cardia, o Silvio e ...
Próximo das 17h começaram a chegar os integrantes da Batucada Coletiva Turucuta (http://turucuta.blogspot.com). O show deles encantou a todos. Faremos o possível para que essa parceria continue em nossos eventos culturais. Quando nos despediamos do Turucuta começavam a chegar os componentes do Maracatu Truvão que mais uma vez deu um SHOW!
No início da noite apresentamos o clássico do cinema mundial "Casablanca".
Queremos agradecer mais uma vez a parceria do "Truvão", do Compahc, da Smov-desligando a luz para que pudessemos assistir o filme em condições ideais, a SMAM (pela licença para realizarmos o evento), a Guarda Municipal (por fazer a segurança) e dois agradecimentos muito especiais, ao Turucuta e ao Sérgio Ferrony que fotografou nosso evento.
Dia 5 de novembro teremos uma ação em nossa praça. Será em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro e ao Dia da Cultura Nacional. Nessa ação teremos várias parcerias especiais, entre elas a Confraria da Escultura que conseguiu recursos para que coloquemos um banco escultura em nossa praça e também o busto de Julio Mesquita, jornalista que da nome a nossa praça.
Teremos é claro nesse evento exibição de cinema brasileiro, através mais uma vez da parceria com o Rodacine.

Até breve! Até o dia 5 de novembro!
Abraços a todos.
Jacqueline Sanchotene.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Ação do dia 18 de outubro


Ação conjunta com Câmera Viajante - Escola de Fotografia e COMPAHC:

16h30min - Roda de Chimarrão
17h - Apresentação da Batucada Coletiva Turucuta
17h30min - Show Gabriel Kverna
18h30min - Show Maracatu Truvão
19h30min - Audiovisuais "Luzes do Centro Histórico" dos Viajantes da Câmera, "Aniversário do Caminho dos Antiquários" participantes da Caminhada Fotográfica
19h50min - Exibição do longa-metragem "Porto Alegre Meu Canto no Mundo", com direção de Cicero Aragon e co-direção de Jaime Lerner.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dia 15 - CONTRA o projeto Pontal do Estaleiro


Amigos,

Agradecemos o apoio recebido pelo Movimento em Defesa da Orla do Guaíba, contra a privatização de seu uso e descaracterização da paisagem da cidade, enfatizamos a necessidade de que vocês entrem nesta luta de corpo presente, com pessoas, faixas, e muita disposição para vencer.

Nesta quarta-feira, dia 15, será votada a famosa emenda dos 17 vereadores, para alterar a legislação ambiental sobre a Ponta do Melo, a fim de permitir a construção da muralha de concreto que é chamada de Pontal do Estaleiro – seis edifícios com o volume do hospital de Clínicas cada um.

Essa votação pode ocorrer a qualquer momento, a partir das 14 horas.

Decidimos, portanto, montar uma vigília ao prédio da Câmara, com acampamento, material expositivo e cidadãos de Porto Alegre, para aumentar nossa visibilidade e nossa capacidade de pressão .

Precisamos – repetimos – da presença física de vocês e de suas entidades, para termos sucesso na empreitada. Se você não reside em Porto Alegre, entre em contato com amigos ou parentes que residam aqui. Expliquem o sério problema que a cidade está enfrentando e solicitem que estejam presentes!

A vigília começa às 8 horas da manhã e se estende todo o dia. Às 14 horas, precisamos de um bom contingente para lotar o plenário da Câmara. Podem trazer a família inteira e os vizinhos, e desfrutar de alguns momentos de descontração e camaradagem no acampamento, antes do horário de votação, acertando e articulando novos passos – porque a luta ambiental e do direito do cidadão ser ouvido vai longe, esta é apenas a primeira grande batalha.

NÃO ESQUEÇAM: QUEM CALA, CONSENTE.

Forum Municipal de Entidades
em Defesa da Orla do Guaíba

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Neste SÁBADO!

Foto: Eduíno de Mattos

Está marcada para este sábado, dia 4 de outubro, uma caminhada pela orla do Guaíba para demonstrar a preocupação dos cidadãos comuns pelo futuro da orla do nosso rio/lago. Tramita em regime de urgência na Câmara de Vereadores um projeto de lei que visa alterar a Lei Municipal que proíbe a construção de prédios residenciais na região do antigo Estaleiro Só.

Participe, informe-se mais sobre o assunto.

Comente com seus amigos e familiares.