quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Um prato cheio de amor

A maior e mais eficiente organização de assistência alimentar vegetariana do mundo está novamente presente em Porto Alegre.

Alimentos para Vida é uma rede internacional apolítica de instituições solidárias constituídas por voluntários de diferentes meios religiosos, culturais e étnicos. Presente em mais de 50 países, distribui, atualmente, mais de um milhão de refeições diariamente.

Entre as décadas de 80 e 90, iniciou suas atividades no Rio Grande do Sul atendendo comunidades carentes e asilos. Em junho de 2008, o programa foi reativado e está formando uma nova rede solidária integrada à rede Food For Life Global, promovendo uma mudança no panorama social mundial ao substituir cenas de miséria e abandono por ações de compaixão e fraternidade.

Alimentos para Vida também se preocupa com a educação integral do indivíduo. Através de oficinas de arte, educação ambiental, nutrição e espiritualidade, atua no desenvolvimento de valores humanos que buscam resgatar a essência do ser, formando cidadãos conscientes e felizes. Todas as atividades são fundamentadas na milenar sabedoria da cultura védica e têm como objetivo a auto-realização de todos os envolvidos.


Dia 28 de setembro, domingo, na Usina do Gasômetro.

Das 13h até o pôr-do-sol

Aproveite e traga sua doação de alimento não-perecível, agasalhos e brinquedos.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sábado, dia 20 de setembro na Praça Júlio Mesquita

O sábado amanheceu com um lindo sol, mas no início da tarde o tempo começou a mudar.
Antes das 16h já estávamos na praça. Chegaram a D. Célia e a sua turma dos Amigos do Chimarrão, todos devidamente pilchados como pedia o dia; a nossa Professora de dança e fotógrafa de plantão a Lisiane Moresco, chegou vestida de prenda.
Formamos nossa roda de chimarrão, e a conversa correu solta.
Montamos nossa sala decinema ao ar livre, na esperança de que o tempo mudasse. Quando começavamos a nos preparar para a aula de dança com a Professora Lisiane a chuva se tornou mais forte. Fomos então para baixo das árvores, mas novamente fomos vencidos pelo tempo. Não faz mal, mês que vem tem mais, dia 18 de outubro, terceiro sábado do mês, estaremos novamente na praça, compartilhando com os vizinhos e amigos, e com novidades na programação.
Apareçam!


Nossa "sala de cinema'", tendo no fundo à direita nossa Roda de Chimarrão coordenada por Célia Mariante da Silva.

O Paulo Guarnieri, a Mara Gazola, o Sílvio - pela primeira vez prestigiando nosso evento - o Magrão, a Jacqueline Sanchotene, a Inês e um novo amigo do qual não sabemos o nome!

Guarnieri, Mara, Sílvio, Magrão, Jacqueline, Inês e o novo amigo.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ação do dia 20 de Setembro


Programação dia 20 de Setembro:
16h - Roda de Chimarrão.
18h - Aula de Danças Gauchescas com a Professora Lisiane Moresco.

19h - Exibição de filme de longa-metragem Anahy de Las Misiones.

A grande atriz gaúcha Araci Esteves estará presente para conversar com a população. Contaremos tambem com a presença do Diretor Sérgio Silva e da produtora Gisele Hiltl.

ANAHY DE LAS MISIONES
Sinopse:
Anahy de las Misiones é a saga de uma mulher e seus filhos lutando pela sobrevivência durante o período mais convulsionado da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha (1835-1845).

Em seu êxodo, Anahy tangencia episódios históricos e lendários da revolução, participando de alguns dos acontecimentos mais marcantes da rica epopéia farrapa. Evitando comprometer-se com qualquer um dos lados, acredita que assim a tragédia da guerra não vai envolvê-los.

Longa-metragem, cor, 107 min, 1997.
Direção: Sérgio Silva
Roteiro: Sérgio Silva e Gustavo Fernández
Direção de Fotografia: Adrian Cooper
Música: Celso Loureiro Chaves
Elenco: Araci Esteves, Marcos Palmeira, Dira Paes, Paulo José,Giovanna Gold, Fernando Alves Pinto, Matheus Nachtergaele, ClaudioGabriel, Ivo Cutzarida.
Ação em parceria com COMPAHC - Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural.

Atenção:
Caso o tempo não colabore novamente, a programação será cancelada.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Não ao Pontal do Estaleiro

NÃO
ao projeto Pontal do Estaleiro
O projeto prevê a construção de um complexo arquitetônico (6 prédios)
de 60 mil metros quadrados na área do antigo Estaleiro Só.
Cada prédio terá volume igual ao nosso Hospital das Clínicas.


1 - Questão Ambiental
Se aprovado, causará grande impacto ao ambiente natural da região. As construções formarão uma barreira artificial impedindo a passagem dos ventos para a cidade e da luz do sol para a vizinhança, além do grande aumento da produção de esgoto cloacal que na região é ligado ao pluvial.
2 - Questão Urbanística
O projeto trará problemas de trânsito pela Av. Padre Cacique, que já terá aumento de fluxo de automóveis pela inauguração do Barra Shopping Sul a partir de outubro.
3 - Vocação da Orla
Lazer e recreação é a vocação de qualquer orla no mundo. A construção do empreendi-mento inviabilizaria a implantação de um grande Parque, que é um anseio da população, independente de classe social. A Orla do Guaíba pertence a toda população da cidade. As orlas são Áreas de Proteção Permanente. Não podem estar acessiveis apenas aos moradores e freqüentadores dos estabelecimentos ali localizados, o belo por do sol e a vista do nosso Guaíba.
4 - Questão Ética e Legal
O empreendedor quando adquiriu o terreno em leilão, pagou um valor mais baixo por estar impedida por lei municipal a construção de prédios residenciais na área.
Agora quer que se mude a lei para auferir maiores lucros. Caso a lei seja alterada, o município estará sendo irresponsável com as pessoas que morarão ali, pois é área com risco de enchentes e negligente, anti-ético e banal ao desrespeitar a lei, sacrificando o bem-estar da maioria da população para favorecer a ganância de uma minoria.

Participe!
Não permita que alterem a Lei!