segunda-feira, 21 de julho de 2008

O clima não foi nosso aliado




Neste sábado, dia 19, a previsão do tempo não nos deixava otimistas. Havia espectativa de chuva, que realmente chegou junto conosco na Praça Júlio Mesquita.


A D. Celia foi a primeira a chegar com sua Roda de Chimarrão, logo depois chegou a nossa Professora de dança, Lisiane Moresco, o pessoal do aeromóvel, o "Mano Sá" do Maracatu Truvão, o pessoal do Rodacine... mas tivemos de suspender nossa ação pois apesar da chuva que caia fraca ela colocava em risco os equipamentos do Maracatu Truvão e do Rodacine.


Ficamos muito frustados em suspender nossa ação, mas fazer o quê? Já estamos acostumados com as adversidades que nosso clima nos oferece, pois nossas ações são sempre ao ar livre.


Voltaremos dia 16 de agosto com nossa próxima ação do terceiro sábado do mês.


Desde já podemos adiantar que deverá ser uma ação super especial.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Ação do dia 19 de julho

Dia 19 de julho - sábado - Praça Júlio Mesquita.

  • 15h - Roda de Chimarrão com Celia Mariante da Silva.
  • Exposição de cerâmicas e papéis reciclados produzidos por alunos da EPA - Escola Porto Alegre
  • Exposição Memorial Câmara de Vereadores - História de Porto Alegre
  • 16h45min - Aula de Dança com a Prof. Lisiane Moresco.
  • 17h30min - Apresentação do Grupo de Maracatu Truvão
  • 18h30min - Exibição do Programa Rodacine com os filmes Rolex de Ouro (curta-metragem) e Do Luto à Luta (longa-metragem).
  • Ação em defesa da Criação do Largo e do Parque do Gasômetro.

Sobre o filme Do Luto à Luta:

"O diretor de cinema e jornalista Evaldo Sérgio Vinagre Mocarzel é incisivo em sua declaração: “Não fui eu quem escolheu o tema, mas ele quem me escolheu”. Ele se refere ao seu filme “Do luto à luta”, que mostra portadores de síndrome de Down levando uma vida tão produtiva e interessante quanto a de qualquer outra pessoa.

O último entrevistado de Dudu Braga conta como teve a idéia para o longa-metragem: “O filme foi fruto da minha relação com a minha filha. O momento da notícia, o instante em que me contaram que minha filha possuía a síndrome de Down, foi como se um prédio inteiro estivesse desabando sobre minha cabeça. Com certeza, esse seria um filme que eu gostaria muito de ter visto quando ela veio ao mundo”.

O documentário dá ênfase às potencialidades que alguns portadores da síndrome fazem questão de mostrar. Eles dançam, surfam, nadam, namoram, dirigem carros e até fazem filmes! “Uma criança com síndrome de Down é como outra qualquer, com todas as possibilidades das demais”, completa Evaldo.

Desde que ficou pronto, “Do luto à luta”, vem recebendo diversos prêmios em festivais de cinema pelo país. Só no Festival de Pernambuco, em Recife, ele ganhou os títulos de melhor filme, melhor direção, melhor documentário, melhor fotografia e melhor montagem. Precisa dizer mais?

Vale lembrar que a divulgação do filme é de extrema importância, pois seu objetivo maior é conscientizar as pessoas de que os portadores de síndrome de Down merecem o mesmo respeito, amor e atenção que todo mundo.


quarta-feira, 2 de julho de 2008

Boas Notícias!

Hoje pela manhã fomos informados que as duas reivindicações do Movimento VIVA Gasômetro apresentadas na Revisão do PDDUA pelo Vereador Carlos Comassetto foram incluídas no relatório apresentado pelo Vereador Luiz Braz.
Sabemos que é o inicio de uma luta, entendemos essa como uma sinalização positiva.
Queremos convocar a todos para estarem presentes amanhã as 10h30min na Câmara Municipal de Vereadores, ocasião em que será apresentado o relatório oficial.
Mais uma vez agradecemos ao Vereador Carlos Comassetto e a técnica Rosemeri Chaves por se somarem a nossa luta.
Queremos também contar com a presença de todos na nossa próxima ação cultural do terceiro sábado do mês, no próximo dia 19 de julho a partir das 14h na Praça Julio Mesquita.
Durante a tarde diversas atividades culturais e às 18h15min teremos a exibição dos seguintes filmes, o curta metragem "Rolex de Ouro" e o longa metragem "Do Luto a Luta" em mais uma parceria com o programa "Rodacine".
Pretendemos transformar esse momento em um ato de defesa para a criação do "Parque e do Largo do Gasômetro".
Compareçam!