sábado, 25 de agosto de 2007

Ação Cultural CANCELADA!

Em virtude da chuva, está cancelada a Ação Cultural "Cinema na Praça" prevista para hoje, 25 de agosto.

Nossa próxima Ação Cultural ocorrerá dia 15 de setembro.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

No sábado, dia 25



Neste sábado ocorrerá apenas a programação de Cinema na Praça (vide postagem mais abaixo). A programação do último sábado, não ocorreu em virtude do mau tempo.


Com início marcado para as 18h35min, serão exibidos o curta-metragem em animação "Santa de Casa" e o longa-metragem "Anahy de las Misiones", um marco no cinema gaúcho.




Caso o tempo não colabore novamente, a programação será cancelada e somente ocorrerá nova Ação Cultural no dia 15 de setembro.


Música na Praça


A segunda edição da "quarta" quarta-feira do mês foi um sucesso!

Pontualmente às 12h30min, iniciou mais esse programa cultural do Movimento VIVA Gasômetro em parceria com a SMC - Descentralização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e com o Núcleo de Artes dos Servidores da Prefeitura de Porto Alegre - NARTES. A população prestigiou mais essa ação.

Queremos agora escolher um nome para o evento, queremos escolher o nome em conjunto com todos, por isso mande um e-mail para nós, sugerindo um nome para o evento.

Nosso evento pretende trazer diversos tipos de arte para a praça Júlio Mesquita.

Participe.




A praça é de todos nós e sua sugestão será muito bem recebida.

domingo, 19 de agosto de 2007

Música na Praça

Dia 22 - Música na Praça - (12h30min)
Local: Praça Júlio Mesquita.
Projeto em parceria com o Programa de Descentralização
da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Em Agosto

(clique na imagem para ampliar)

Em Agosto, mais Ações Culturais do Movimento VIVA Gasômetro:
Dia 18
Teatro ecológico para crianças e oficina de briquedos, com Markinho Binatti (15h).
Maracatu Truvão (17h) e Exibição de Cinema em curta-metragem Santa de Casa (18h35min) e longa-metragem Anahy de Las Misiones (19h15min) - Local: Praça Júlio Mesquita.*
* Em caso de chuva, as atividades culturais serão transferidas para o próximo fim de semana.

Santa de Casa






Apoio: Doguinho do Joãozinho - Confeitaria Doce Idéia

SANTA DE CASA
Baseado no conto "Santa Milagrosa" de Aldir Blanc, mostra a boemia carioca, foi adaptado para o cinema pelo consagrado Allan Sieber . Conta com "personagens" - com suas respectivas vozes - como Jaguar, Fausto Wolf , Paulo César Pereio e o próprio Aldir Blanc, que compôs um samba inédito para a trilha sonora.
Curta-metragem em animação, 35 mm, cor, 17 min, 2006.
Sinopse:
Oséias leva uma vida desregrada até que sua mulher tem problemas no parto. Desesperado, faz uma promessa: se a filha sobrevivesse, ela se chamaria Aparecida; ele pararia de fumar; e durante três Carnavais ele vestiria ela de santa e a colocaria em cima de um andor no meio do seu bloco, o Grêmio Carnavalesco Quem Nunca Sentiu Vai Sentir Agora.

ANAHY DE LAS MISIONES
Sinopse:
Anahy de las Misiones é a saga de uma mulher e seus filhos lutando pela sobrevivência durante o período mais convulsionado da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha (1835-1845).
Em seu êxodo, Anahy tangencia episódios históricos e lendários da revolução, participando de alguns dos acontecimentos mais marcantes da rica epopéia farrapa. Evitando comprometer-se com qualquer um dos lados, acredita que assim a tragédia da guerra não vai envolvê-los.
Longa-metragem, cor, 107 min, 1997.
Direção: Sérgio Silva
Roteiro: Sérgio Silva e Gustavo Fernández
Direção de Fotografia: Adrian Cooper
Música: Celso Loureiro Chaves
Elenco: Araci Esteves, Marcos Palmeira, Dira Paes, Paulo José, Giovanna Gold, Fernando Alves Pinto, Matheus Nachtergaele, Claudio Gabriel, Ivo Cutzarida.

Dia 22
- Música na Praça - (12h30min)
Local: Praça Júlio Mesquita.
Projeto em parceria com o Programa de Descentralização
da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Não basta acreditar. Tem que fazer!

O Movimento VIVA Gasômetro no dia de hoje usou a Tribuna Popular para solicitar aos vereadores de Porto Alegre que apreciem com a maior atenção as reivindicações apresentadas quando da Audiência Pública para Revisão do Plano Diretor da Cidade (RPDDUA).
Jacqueline Sanchotene, falando em nome do Movimento, explicou a origem e os objetivos do VIVA Gasômetro. Depois citou as 14 reivindicações apresentadas, destacando em especial as aprovadas na Audiência Pública.

No final de sua fala, destacou:

Nós acreditamos que o acesso à cultura, o tratamento digno dos excluídos, a preservação dos patrimônios públicos e fundamentalmente de nosso meio ambiente são nossas principais ferramentas para construir uma cidade melhor.
Uma cidade melhor para todos.

Por favor, sejam nossos parceiros, nos ajudem nisso!

Não basta acreditar. Tem que fazer!






Manifestaram-se em nome de suas bancadas os vereadores João Antonio Dib (PP), Sebastião Melo (PMDB), Eloi Guimarães (PTB), Nereu D’Avila (PDT), Adeli Sell (PT), Maristela Maffei (PCdoB), Clênia Maranhão (PPS) e José Ismael Heinen (Dem).
Todos elogiaram a atuação do VIVA Gasômetro, tendo o vereador João Dib apenas discordado com relação ao Muro da Mauá. O vereador Nereu disse que a casa já havia aprovado uma lei, projeto de sua autoria, que autorizava a Prefeitura a derrubar o muro.
Os vereadores Sebastião Melo, Eloi Guimarães, Adeli Sell, Maristela Maffei, José Ismael e Clênia Maranhão destacaram a importância do trabalho dos participantes do VIVA Gasômetro e a necessidade da casa legislativa ouvir mais a população. A vereadora Clênia, declarou ser leitora de nosso Blog. O vereador Ismael destacou, em especial, a frase dita: "Não basta acreditar. Tem que fazer".
Pela boa receptividade, esperamos que a Câmara Municipal siga a frase à risca.