segunda-feira, 25 de junho de 2007

Reivindicações do Movimento são debatidas com Secretário do Planejamento


Nesta segunda pela manhã o secretário do Planejamento Municipal, José Fortunati, recebeu integrantes do Movimento VIVA Gasômetro para que pudéssemos expor alguns detalhes de nossas reivindicações.
Como não poderia deixar de ocorrer, boa parte da conversa girou em torno da moção, aprovada em Audiência Pública, relacionada ao Muro da Mauá.
O secretário reconhece que o tema está provocando muitos questionamentos e que a prefeitura se empenhará em realizar novos estudos técnicos sobre essa questão.
Afora esse tema o Movimento detalhou as demais reivindicações, pedindo especial empenho do secretário com relação a criação do Largo do Gasômetro, transferência da Vila Chocolatão, criação do Parque do Gasômetro e a viabilização do projeto Aeromóvel.
O secretário Fortunati prometeu analisar com muita atenção nossas reivindicações e destacou a atuação comunitária de nosso Movimento.

O encontro, no site da Prefeitura, aqui.

Freddy Sorribas - Painel da PAZ

(Clique nas imagens para ampliar)

Este painel está em um muro próximo ao Brique da Redenção.
O Movimento VIVA Gasômetro auxiliará o artista Freddy Sorribas a restaurá-lo no dia 21 de setembro, entrada da primavera.

Outros trabalhos do Freddy

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Revitalização do Cais Mauá


Outra reivindicação do Movimento VIVA Gasômetro foi aprovada na Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbanístico e Ambiental de Porto Alegre.

Ela trata da Revitalização do Cais Mauá.

A transferência das atividades portuárias do Cais Mauá para o Cais Navegantes tinha por objetivo básico o melhor aproveitamento de uma área nobre, no centro de Porto Alegre, para atividades culturais e turísticas.


Este local, Cais Mauá, não pode continuar abandonado e desprezado pela cidade.


Sabemos que existem projetos para a revitalização do Cais, mas andam a passos de tartaruga.

A revitalização de Porto Alegre, em especial de seu centro, passa obrigatóriamente pela revitalização de seu antigo porto. Ele será fundamental para o desenvolvimento turístico, cultural e paisagístico da cidade.

Isso também não pode mais esperar.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Reivindicação do Movimento é aprovada

Derrubada do muro da Mauá é aprovada na Audiência de Revisão do Plano Diretor
Chegou a ser surpreendente a aprovação unânime de uma das reivindicações do Movimento VIVA Gasômetro. A derrubada do muro da avenida Mauá era tida como a proposta que iria suscitar mais polêmica, entre as encaminhadas na Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor Urbanístico e Ambiental de Porto Alegre.
A Prefeitura anunciou que, com a aprovação, pretende solicitar um novo estudo técnico para melhor avaliar a questão.

Lembrando:

Durante a enchente de 1941, as águas do Guaíba alcançaram a cota recorde de 4,75 metros, com um tempo de recorrência de 370 anos. As cheias que ocorrem no Lago Guaíba são causadas por fatores ambientais inter-relacionados, principalmente pelas chuvas intensas que ocorrem nas cabeceiras dos rios afluentes, juntamente com o efeito de represamento decorrente do vento Sul no Estado.

Após isso, na administração de Telmo Thompson Flores, o Muro da Mauá foi construído e um sistema de drenagem foi instalado, para evitar a repetição do problema. A cidade não teve mais enchentes de tais proporções.

Sempre houve sérias dúvidas se o muro realmente evitaria uma enchente de grandes proporções em Porto Alegre. O que aconteceu na realidade, é que o Muro bloqueia o acesso da população ao cais do porto, além de ser uma obra que nem se sabe quanto custou, enfeia o centro de Porto Alegre e serve de motivo para que não se tenha um real plano de evacuação do centro da cidade, em caso de calamidade.

Muro da Mauá = Muro da Vergonha de Porto Alegre.

Matéria no jornal ZH

terça-feira, 12 de junho de 2007

21 de julho, na praça Júlio Mesquita

Das 14h às 15h30min, plantio de mais um canteiro de plantas ornamentais e colocação de um banco.
Das 15h30min às 18h30min, Oficina de Reaproveitamento de Materiais, para 25 pessoas, ministrada por funcionários do DMLU.
O material necessário para a oficina é de três garrafas "pet" por pessoa (corpo liso, tipo guaraná Kuat, que não tem cintura como Coca ou Pepsi), folhas A3 (uma para cada gramatura) tipo cartaz/cartolina, uma tesoura grande, e um estilete para cada, dois jornais completos, uma caixinha de leite "tetra pak" para cada pessoa, dois grampeadores (com grampos) para todos, quatro tubos de cola branca tipo cola escolar e 3h de oficina.


A partir das 18h35min Sessão de Cinema do programa RODACINE com a apresentação de dois filmes:


AS COISAS QUE MORAM NAS COISAS (curta-metragem)
Enquanto acompanham sua família formada por catadores de lixo, três crianças atribuem novos significados aos objetos descartados pela cidade, inventando brincadeiras e pontos de vista.
Ficção - Colorido
Direção: Bel Bechara e Sandro Serpa
Duração: 14 min
Horário de exibição: 18h35min

SAL DE PRATA (longa-metragem)
Cátia é uma bem-sucedida economista, que ganha a vida no mercado financeiro e está apaixonada por Veronese, um mal-sucedido cineasta que tem uma pequena loja de revelações fotográficas e faz curtas quando consegue.
Assim como Veronese não se interessa pelas transações financeiras de Cátia, esta não faz muita questão de se relacionar com o universo cinematográfico. Um inesperado golpe do destino força Cátia a penetrar no mundo do cinema - que para ela é misterioso e cheio de armadilhas - e tentar conhecer melhor a obra de Veronese.
Ficção - Colorido
Direção: Carlos Gerbase
Com: Maria Fernanda Cândido, Camila Pitanga e Bruno Garcia.
Horário de exibição: 18h50min

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Dia Mundial do Meio Ambiente na Praça Júlio Mesquita


Neste dia 5 de junho o Movimento VIVA Gasômetro comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente condignamente.

Ocorreu o plantio de árvores na praça (ipês amarelos), logo após o plantio funcionários do DMLU fizeram sua excelente apresentação teatral que com humor e qualidade conscientiza a população sobre o manejo do lixo.

Ao final do evento foi apresentado o sensacional documentário "Lutzenberger, For Ever Gaia", contando inclusive com a presença de seu diretor Frank Coe.

Foi uma noite de muita qualidade na Praça Júlio Mesquita.