domingo, 25 de março de 2007

Movimento VIVA Gasômetro reafirma pedido de providências



Dia 23 de março recebemos uma correspondência da SMAM dando o conhecimento o parecer da Secretaria com relação ao projeto da Praça Júlio Mesquita.

Lamentávelmente, esse documento nos trouxe mais dúvidas.

Por isso estamos remetendo ao titular da Secretaria, Beto Moesch, onde se pede os devidos esclarecimentos:


Sr. Secretário:
Recebemos em 23 de março correspondênciada coordenação da ACOM/ GS/ SMAM ( cópia em anexo).
O Movimento VIVA Gasômetro é formado por moradores do centro e simpatizantes ( em torno de mil apoiadores) que têm por objetivo, a construção de uma vida comunitária que respeita a natureza, a cultura e o patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e paisagístico do centro.
Como cidadãos queremos construir uma proposta que garanta a sua preservação “dada a importância da ambiental e cultural do local” e nos “fatores culturais e arqueológicos destes espaços”, citado por Angélica Leal.
Em “Diálogos na Praça” apresentamos solicitações que visam a qualificação da Praça Julio Mesquita. Fomos motivados pela situação de abandono e até mesmo de risco á saúde e a integridade física dos seus usuários e moradores (lixo, ratos,baratas, drogados, ladrões e traficantes).



Recordando:
Porto Alegre, 11 de janeiro de 2007.
Prezado Sr. Beto Moesch
Secretário Municipal do Meio Ambiente
Porto Alegre - RS
Nós, moradores e amigos da região central de Porto Alegre, mais especificamente da região do entorno da Usina do Gasômetro, viemos através desta, manifestar nosso descontentamento e pedir uma solução em caráter urgente para o descaso da SMAM com a Praça Júlio Mesquita e todo o seu entorno. Esta Praça é alvo constante de carroceiros e papeleiros que a elegeram como depósito de lixo, mais especificamente na parte que fica em frente aos números 290 e 294 da Rua General Salustiano. É sabido também que alguns moradores do entorno, acostumados com essa situação, já se habituaram a despejar ali os seus descartes. Como resultado disso tudo, temos uma proliferação cada vez maior de ratos e baratas. Os ratos, em uma noite de observação, chegamos a contar 25 de uma só vez; essa é a mais pura realidade da praça. Sabemos, portanto, que a coleta do lixo é feita regularmente neste local. Porém, a solução que esperamos, é que a SMAM tome providências no sentido de terminar com o depósito de lixo que se tornou o local acima citado. Isso se dá com a fiscalização constante no local, e, se necessário, multar as pessoas responsáveis pelo despejo de lixo. A situação, como está, é alarmante e pode se transformar em um problema sério de saúde pública, se nenhuma medida urgente for tomada.
Os moradores do centro exigem melhorias na Praça Júlio Mesquita para que a mesma possa ser usufruída por todos. Aqui, queremos demonstrar nosso descontentamento com a possibilidade de ver instalada na Praça Júlio Mesquita, uma pista de Skate. Essa pista de Skate, com certeza, (se proceder a informação a nós passada de que realmente existe a chance de a mesma ser construída), não vem ao encontro dos desejos e anseios dos moradores da Rua dos Andradas, Rua General Salustiano, Rua Riachuelo, Rua Duque de Caxias, Washington Luis, e de outras ruas da região central de nossa cidade. Queremos uma praça que possa ser usufruída por todos, para isso, sugerimos as seguintes melhorias:

Recuperação e Reformulação da Praça Júlio Mesquita, com novo paisagismo ecológico, de acordo com croqui feito pelo fotógrafo e paisagista Paulo Backes, a pedido e de acordo com os desejos e anseios dos moradores, e que será entregue a esta Secretaria até o dia 20 de janeiro.
Calçada de passeio (preferência de 3m de largura) contornando a Praça;
Melhor iluminação;
Lixeiras no entorno da praça;
Melhorias na área de lazer infantil da Praça;
Um zelador e um guarda permanente para a Praça;
Lembramos também, que qualquer alteração feita nesta praça deverá levar em consideração o "aeromóvel" existente na mesma. Informamos que, apesar da boa intenção da proposta inicial do referido "aeromóvel", julgamos que o mesmo é considerado um "monumento ao nada", já que não tem serventia nenhuma e contribui para deixar a Praça mais feia. Por isso, entendendo que o governo é eleito pelo povo, e para o mesmo deve governar, os moradores manifestam, igualmente, seu interesse em ver o "aeromóvel" removido da referida Praça. Registra-se aqui nosso apelo para que as melhorias acima solicitadas sejam providenciadas o quanto antes possível, com remoção ou não do "aeromóvel". Esperamos, no entanto, que a sugestão de se juntar as melhorias emergenciais da praça com a retirada do aeromóvel, não se torne uma rota de fuga para esta secretaria. O objetivo, não é centrar-se no ponto mais complicado de realizar (a demolição do aeromóvel), e sim atender a solicitação de revitalização da Praça, não desprezando as demais reivindicações, que são urgentes e exequiveis.
Comunicamos, para finalizar, que juntamente com o croqui, enviaremos uma lista (abaixo-assinado), com mil assinaturas de Moradores e Amigos do Centro de Porto Alegre e imediações da Usina do Gasômetro. Os assinantes estão de acordo, e endossam as solicitações feitas nesta correspondência. O abaixo-assinado e o croqui serão entregues no dia 20 de janeiro.
Atenciosamente,
Moradores e Amigos do Centro de Porto Alegre



O Senhor posicionou-se, conforme inclusive reportagem do jornal o Estado de São Paulo:

  • Diálogo na Praça Júlio Mesquita reuniu moradores e titular da Smam
    Durante o Diálogo na Praça, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) na noite desta quinta-feira, 11, os moradores do entorno da Praça Júlio Mesquita, localizada no Centro, expuseram ao secretário Beto Moesch os principais problemas daquela área de lazer.
    Na oportunidade, ficou acertado que num primeiro momento serão colocadas lixeiras e providenciadas a melhoria dos equipamentos infantis, a implantação de equipamentos de ginástica, a intensificação da fiscalização quanto à colocação de lixo na área, a realização de atividades de educação ambiental e o manejo da arborização, em virtude da visibilidade e fitossanidade
    Durante o encontro, os moradores solicitaram a suspensão da construção da pista de skate , além da implantação de passeios externos para caminhadas, que será atendida pela Secretaria num segundo momento. Ficou acordado também que técnicos da Smam, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), farão vistoria relativa a presença de morcegos nas residências do entorno.
    Também serão encaminhadas solicitações de projeto de drenagem ao Departamento de Esgotos Pluviais (DEP, intensificação da iluminação pública à Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), e segurança à Guarda Municipal.
    O titular da Smam salientou a importância da participação da comunidade no processo de recuperação daquela área de lazer, "que é a proposta de trabalho da governança solidária, filosofia de governo adotada pelo prefeito José Fogaça". Acrescentou que para a segurança da praça é necessário que os moradores a utilizem, promovendo rodas de chimarrão e jogando futebol, entre outras atividades.
    Situada numa área urbanizada de 15317 m, entre as avenidas General Salustiano e Presidente Goulart, em frente à Usina do Gasômetro, a Praça Júlio Mesquita conta com campo de futebol e recreação infantil. Além disso, pelo local passa o aeromóvel.
    Solicitações de Diálogo na Praça ou informações sobre o programa podem ser obtidas com a Assessoria Comunitária da Smam pelo telefone 3289-7512.
    CECILIA THOMPSON, editora
    São Paulo Reclama e Seus Direitos
    Central de Atendimento ao Leitor e Defesa do Cidadão
    O ESTADO DE S. PAULO

Membros do Movimento têm participado das discussões da revisão do PDDUA, por entender a relação íntima desta área com o restante da cidade.
Em nenhum destes momentos fomos informados da contratação de consultores italianos especializados para “diretrizes para elaboração de projetos paisagísticos de DPC”.
Não impomos um projeto para a área “... atribuição dos profissionais arquitetos da Seção de Estudos e Projetos da Divisão de Projetos e Construção ( SEP/ DPC) salvo, se forem objetos de concurso público.”
Colocamos reinvindicações mínimas, citadas acima, que garantem as condições de uso e circulação e manutenção da praça – responsabilidade desta prefeitura – garantida em lei.
Precisamos de alguns esclarecimentos face ao conteúdo da correspondência recebida:
Qual a empresa contratada.
Quais os recursos disponibilizados ( em valores inclusive).
Quando serão apresentadas as propostas.
Qual a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Cultura que participam do projeto.
O que significa, exatamente, o parágrafo: ”Neste caso as solicitações da comunidade – pavimentação de passeio, melhor iluminação, lixeiras e melhorias na área de recreação infantil – seriam atendidas dentre outras melhorias.”



Em virtude das decisões de Revisão do Plano Diretor estarem sendo tomadas num curto espaço de tempo e das necessidades de preservação da qualidade de vida da população de todo o entorno – coração da cidade – solicitamos urgentes esclarecimentos e providências.
Porto Alegre, 25 de março de 2007.

sexta-feira, 23 de março de 2007

DMLU e IECINE



Dia 22 às 9:30h o Movimento VIVA Gasômetro fez uma visita de agradecimento ao DMLU, pelo excelente trabalho que está sendo feito na Praça Júlio Mesquita. A equipe do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) sempre tem atendido nossos pedidos com competência e agilidade.
O mesmo cidadão que reclama seus direitos e exige ações dos órgãos públicos, tem o dever de reconhecer quando eles atuam corretamente.
Obrigado DMLU!
(Na foto, da esquerda para a direita, Franco e Talito do DMLU com Jacqueline e Suzana do Movimento Viva Gasômetro)

No mesmo dia, após a reunião no DMLU, fomos ao IECINE - Instituto Estadual de Cinema - solicitar a exibição de películas em longa-metragem na Praça Júlio Mesquita através do programa RODACINE. Vamos aguardar o desenrolar das tratativas.

quinta-feira, 22 de março de 2007

ZH repercute posições do Movimento

Na edição do dia 22 de março, o jornal Zero Hora destaca o posicionamento e algumas de nossas propostas.

Leia aqui

domingo, 18 de março de 2007

Praça ou Estacionamento?






Neste domingo a Praça Júlio Mesquita novamente foi transformada em estacionamento!
Apesar de constantes apelos à EPTC e SMAM para que providências fossem tomadas para acabar com o "estacionamento" inapropriado, NADA foi feito.
Sempre que há algum grande evento na região, este tipo de "estacionamento" ocorre. Então por que a SMAM e EPTC não providenciam uma fiscalização preventiva para isso quando desses grandes eventos?

sábado, 3 de março de 2007

O Movimento VIVA Gasômetro


Nossa primeira ação foi no dia 16 de dezembro de 2006, que culminou com o "Diálogos na Praça" - programa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente - que ocorreu no dia 11 de janeiro de 2007 na praça Júlio Mesquita, por muitos conhecida como a praça do aeromóvel, motivo inicial de nosso movimento,
Em princípio, todas as solicitações feitas à SMAM foram aceitas. O poder público municipal trata, agora, de implantá-las.
Surgiu então a necessidade de ampliarmos nossa luta pela melhoria de qualidade de vida a outros locais do centro, que é o coração da cidade.